segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Mochilão - Puerto Montt e Puerto Varas - Chile

Puerto Montt

Chegamos em Puerto Montt no dia 13 de fevereiro de 2014 e logo fomos procurar um lugar para nos hospedar. Puerto Montt não é uma cidade muito atrativa e nem bonita, principalmente as opções de hospedagem que além de não terem vagas, são poucas e velhas. =X
Ficamos na Hospedaje Nelda em quarto triplo por $ 30.000 pesos.
Em Puerto Montt fechamos o passeio Cruce Andino na agência Andina Del Sud, localizada na Antonio Varas, 216  - Edifício Torre del Puerto - Piso 9 - Oficina 907.
O valor desse passeio para nós 4 era  US$ 1.120,00 dólares ou $ 650.880,00 pesos. E ai surge a grande dúvida: em qual moeda compensa pagar o passeio? Para entender esse cálculo vamos fazer a conta inversa.
Cotação do câmbio em Puerto Montt em 14/02/2014:

R$ 1 Real = $ 225 Pesos

US$ 1 Dólar = $ 550 Pesos

Valores do passeio Cruce Andino:

US$ 1.120,00 dólares * $ 550 pesos = $ 616.000,00 pesos / $ 225 pesos = R$ 2.737,78 reais

$ 650.880,00 pesos / $ 225 pesos = R$ 2.892,80 reais

Resumindo:
Compensou trocarmos nossos reais por pesos e pesos por dólares.
Fizemos dois câmbios e no final ganhamos $ 34.880 pesos que equivale R$ 155,02.

Sendo assim, não existe uma regra fixa sobre qual dinheiro é melhor levar em um mochilão ou qual câmbio é melhor fazer. Tudo é cálculo, pois as cotações variam o tempo todo.

Em Puerto Montt está o ponto inicial da rodovia Carretera Austral.
Segundo o livro Guia do Viajante Independente da América do Sul a Carretera Austral é uma fascinante rota de mais de 1200km, com uma paisagem singular ao longo do seu trajeto a partir de Chaitén, seguindo longa jornada sul adentro até Villa O'Higgins. Coyhaique, no meio do caminho, é sua principal cidade. O cenário envolve fiordes, montanhas de picos nevados, lagos de coloração ora verde ora azulada, rios, quedas d'água, reservas florestais, pequenos e acolhedores povoados, termas de água quente, glaciares e vistas de tirar o fôlego. A estrada cobre parte do extremo sul do país, percorrendo as regiões de Los Lagos (X Región) e Aisén (XI Región). Viajar pela Carretera é desvendar uma das estradas mais peculiares da América, cravada na Cordilheira dos Andes, na Patagônia chilena, uma das regiões menos exploras do planeta.

Em Puerto Montt compramos nossa passagem para Ancud na Ilha de Cilhoé pela Cruz Del Sur, pagamos $ 4500 pesos (R$ 20,00). Veja sobre Ilha de Chiloé no próximo post.

Puerto Varas

Depois de voltar da Ilha de Chiloé, Puerto Varas foi a última cidade que passamos no Chile. É uma cidade bonita, com bons restaurantes, está às margens do Lago Llanquihue, o segundo maior lago do Chile e o terceiro maior lago natural da América do Sul.
Tivemos dificuldade de encontrar um local para ficar. Os de melhor custo x benefício não havia vagas.
Acabamos ficando na Hospedaje Ellenhaus na San Pedro, 325. Ficamos por duas noites, 16 e 17 de fevereiro, pagamos em média R$ 50,00 por pessoa cada noite.
Nos preparando para dar uma volta pela cidade a noite, escutamos do nosso hostel um som bacana, era uma festa rolando no fundo do quintal de um hostel vizinho. Antes de parar em algum restaurante passamos lá para conferir. Uma banda no palco improvisado, umas pessoas dançando de maneira muito engraçada e a fumaça subindo. Era pura diversão.
Saindo dali paramos no Ristorante & Pizzeria Parentesis na Santa Rosa, 302.
No outro dia conhecemos o El Retorno Restaurant & Pizzeria, localizado na San Pedro, 465. Possui uma excelente comida. Recomendo!
Como Puerto Varas era nossa última cidade chilena, aproveitamos para ir ao supermercado e comprar vinhos chilenos. Pagamos em um vinho Reserva Casillero del Diablo $ 4.786,67 (aproximadamente R$ 21,00) enquanto em Campo Grande no supermercado Comper o mesmo vinho custa em média R$ 50,00.
Dia 18/02 era dia de partir, acordamos cedo e fomos para a agência TurisTour localizada na C. Del Salvador, 72. Agência responsável pelo início do passeio Cruce Andino. Veja sobre o passeio Cruce Andino no post onde mostramos as belas imagens desse maravilhoso percurso de Puerto Varas até Bariloche, na Argentina.