terça-feira, 3 de maio de 2011

Chapada dos Guimarães – MT

Turma Campo Grande
Nossa aventura para os dias 21, 22, 23 e 24 de Abril estava só começando...
Chegamos em  Chapada dos Guimarães  seguindo apenas as placas que indicavam o caminho.
Já na cidade fomos à busca da casa que alugamos, Recanto Pepita da Serra. Uma excelente casa, com piscina, churrasqueira e uma área grande! Estávamos ansiosos para chegar antes do pessoal de Rondonópolis para darmos o primeiro pulo na piscina, desafio criado entre os dois grupos... hehe
Lá a Flavia e o Rodolfo (proprietários da casa) estavam nos aguardando para assinarmos o contrato e pegarmos a chave. Depois das formalidades feitas e combinado o horário da entrega da chave no outro dia, fomos desfrutar da casa...
Aline logo escolheu sua cama e aproveitou para “tirar” um cochilo. Gilvan foi relaxar na varanda. Eu e o Daniel não perdemos tempo em colocar a roupa de banho e... piscinaaa \o/ \o/
Turma Rondonópolis
O grupo de Roo nos ligou e quando achávamos que já estavam em Chapada, estavam era perdidos em Cuiabá!
Duas horas depois, nosso grupo de aventureiros estava completo e sabem o por que da demora?! Na hora que estávamos selecionando as fotos para postar aqui no blog, descobrimos que eles pararam em diversos pontos na estrada de Chapada, para tirarem fotos! E nós lá esperando!!! rsrsrs
Antes de buscarmos o guia para os passeios, paramos para almoçar uma comidinha caseira que pagamos apenas R$ 9,90 com direito à sorvete, de sobremesa (pago à parte).
Cachoeiras: 1-Marimbondo, 2-Geladeira, 3-Tartaruga e 4-Turma
Durante o planejamento da viagem entrei em contato com o guia Alexandre Ribeiro através do site (lá é possível achar diversos guias cadastrados e que falam vários idiomas).  Comunicamos-nos por e-mail passando informações do grupo e do que tínhamos interesse em ver e ele nos respondeu com um roteiro e valores.
Buscamos o guia na Praça Dom Wunibaldo e partimos para nosso primeiro dia de aventura...
- Cachoeira do Marimbondo:
entrada R$ 6,00;
- Cachoeira da Geladeira:
entrada R$ 7,00;
- Cachoeira da Tartaruga:
entrada free;
- Alto do Céu: entrada free. Íamos para ver o pôr do sol, mas como atrasamos para sair pros passeios, acabamos chegando lá a noite. A vista que se tem é da cidade de Cuiabá. Vale a pena conferir!
Foto tirada no Alto do Céu!
Voltamos para nossa casa em Chapada e enquanto uns tomavam banho no chuveiro, outros esperavam de molho na piscina... Todos cheirosos saímos para jantar. Na Praça Wunibaldo há vários restaurantes e barzinhos em volta, onde o pessoal se reúne a noite. Depois de procurarmos, jantamos na Toca da Onça (música ao vivo, com pratos custando em média R$ 40,00 para 2 pessoas).
1-Cachoeira do Pulo, 2-Prainha, 3-Andorinha e 4-Casa de Pedra
No segundo dia de aventura, acordamos às 7h, entregamos a chave da casa para a Flávia e fomos tomar café da manhã na única padaria aberta da cidade. Lá encontramos o guia e partimos para o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (entrada free obrigatoriamente entre 8h30 as 10h e só permitida com um guia) onde fizemos a Trilha das Cachoeiras ( Pulo, Degraus, Prainha, Andorinhas, 7de Setembro) com duração de mais ou menos 5h.  A trilha em sua maior parte é plana, com declives de dificuldade leve para acesso às cachoeiras. Por último conhecemos a Casa de Pedra.
Dentro do Parque Nacional ainda tem a Cachoeira Independência (Interditada), e o Morro São Jerônimo, atrativos que ficaram para as próximas viagens.
Véu de Noiva
Saindo do Parque, fomos para o Véu de Noiva, cartão postal de Chapada. Fizemos uma caminhada até chegar à cachoeira de onde é possível se ver apenas de cima.
Nesse dia o almoço foi no Restaurante Morro dos Ventos que fica em um condomínio fechado e paga-se R$ 10,00 por carro para entrar. Além da deliciosa comida (em média R$ 40,00, ver cardápio), o restaurante possui um mirante de onde é possível ver o lindo pôr do só e tirar várias fotos!!!
Ainda queremos voltar para conhecer outros lugares, pois dois dias não foram suficientes para ver todas as belezas de Chapada dos Guimarães.

Morro dos Ventos
Contatos em Chapada:

- Recanto Pepita da Serra (Flávia)
Tel.:  (65) 9232-3636 / 9997-0177

- Guia (Alexandre Ribeiro)
Tel.:  (65) 8425-8971

A aventura continua no próximo post!
Guadalupe e Daniel

6 comentários:

1. De fato dois dias foi muito pouco para desfrutarmos das belezas que Chapada possui!!! Quem não conhece Chapada dos Guimarães, vale a pena seguir as dicas que estão sendo postadas.

ResponderExcluir
  2. Éh isso aí Galera... O Centro Geodésico da America da sul éh TDB, lá.. os dias são cheios de aventuras, emoções e muita adrenalina. Nó curtimos mais de 10 Cachoeiras, só no Parque Nacional são 07 cachoeiras seguidas de passeios, trilhas e muita alegria e animação; também tivemos o privilégio de está nos lugares mais altos de paisagens exuberantes. Conhecemos a pracinha de Chapada, onde rola o movimento da city que é cheia de atrativos, as noites são bem animadas por lá.. Vale muito..IR pro MATO GROSSO. Confira o SLIDESHOW =D

3. 10 ANOS é pouco para conhecer chapada dos guimarães...são 365 cachoeiras catalogadas!!!
    é uma por dia o ano todooo !!!
    VENHAM CONHECER O CENTRO GEODÉSICO DA AMÉRICA DO SUL !!!
    Abçs !!!

ResponderExcluir
  4. Daniel, gostei do seu relato.
    Como estamos indo pela primeira vez para a Chapada dos Guimarães é legal ler sobre as experiências que outras pessoas tiveram.
    Através da lista de guias do parque, estou em contato com o guia Alexandre Ribeiro e gostaria de saber se o grupo gostou dos serviços prestados por ele.
    Agradeço qualquer informação.
    Abraços,
    Fátima Santos

Respostas
    1. Fátima, no começo o Alexandre nos pareceu um pouco tímido, mas como nossa turma é sempre animada logo ele entrou no rítmo! Até hoje mantemos contato com ele. Estamos querendo programar uma nova viagem a Chapada para conhecer outros lugares que não vimos ainda, e com certeza iremos entrar em contato com o Alexandre novamente, ele conhece vários lugares dentro de Chapada que sozinhos não encontraríamos. Bom passeio para vocês e bem vinda ao blog! Volte para deixar comentários e opiniões sobre a viagem! Abraços

Excluir
  5. Daniel, obrigada pela informação. Estamos fechando com o Alexandre e após nosso retorno eu postarei sobre os lugares visitados e a nossa opinião. Mais uma vez obrigada.
    Abraços

ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.