segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Morro de São Paulo - Bahia - Brasil

Como diz o ditado "Tudo que é bom dura pouco", nossa viagem a Morro de São Paulo, BA, teve fim. E eu não posso deixar de falar que logo que chegamos ficamos encantados com O LUGAR!

José Alves
Antes de irmos nem sabíamos ao certo o que iríamos encontrar, só sabíamos que lá não circulava carro, e que ao desembarcar, apareceria várias pessoas se oferecendo para carregar nossas malas, isso porque já tinhamos lido nas referencias dos sites que falava de Morro. Demos sorte em encontrar o José Alves, um dos pioneiros no serviço de TAXI de malas!!! Além de levar nossas malas até a pousada nos deu várias dicas! Valeu José Alves!!! Grande Abraço!

O lugar possui lindas belezas naturais, vários passeios, uma cultura cheia de coisas novas e muito estrangeiro...
Vila, Morro de São Paulo, BA
As noites em morro são uma delícia, uma vila, cheia de restaurantes com muitos barzinhos, a maioria com música ao vivo, e de boa qualidade. É um lugar diferente de qualquer outro, não existe aquela muvuca de gente que você encontra em outras praias.
Próximo dali existe a 2a Praia, uma delícia para se curtir as noites, todas Segundas e Quintas, rola o chamado LUAL NA PRAIA. As barracas de Caipifrutas são montadas no meio da areia formando um quadrado e rola muito som, e muita dança... e nós claro... não deixamos de mandar o nossos super-ultra-passos-de-forró!!! Demos show na areia!!! Pena que nesse dia esquecemos de levar a camera para registrar esse momento!

Um coisa que nos DEIXOU A DESEJAR, foram os atendimentos em geral, principalmente em alguns nos restaurantes. E já que estamos falando de restaurantes, lembrei das MOSCAS... Meus Deus!!! Como tem moscas por ali... eles tentam de todas as simpatias para espantar as moscas, as que mais vimos foi café queimado.
É só sentar para comer alguma coisa que elas aparecem, pode ser em um restaurante, ou até mesmo na areia da praia, em qualquer lugar elas marcam presença.

Se você for a Morro, não deixem de conhecer a TOCA DO MORCEGO!!! Que lugarzinho gostoso, excelente para se ver o PÔR-DO-SOL! Lugar com música ao vivo, ambiente bem confortável e decorado.
Pôr-do-Sol na Toca do Morcego

Se preferir algo alternativo, todas as quartas rola o TEATRO DO MORRO. O acesso até lá é bem longo e difícil, algumas minutos de caminhadas, e algumas (muitas) escadas!!! Lá rola DJ`s, bandas, bebidas, possui também um espaço alternativo com comida, fogueira e música, onde tem até uma mesa de pebolim. (:

Prontos para o Mergulho
Bom, vamos falar um pouco dos passeios... além dos que já citados em posts anteriores, fizemos também o MERGULHO com cilindro, feito na 1a Praia, no valor de R$ 130,00 por pessoa. Primeiro fizemos um treinamento teórico, chamado de batismo, onde aprendemos os códigos que devem ser usados debaixo d'água e também os nomes dos equipamentos e como utilizá-los. O mergulho teve duração de 40 min e mergulhamos a uma profundidade de 8m. Como nunca tinhamos feito essa aventura, valeu pela experiência, pois não se tem muitas coisas para ver debaixo d'água por ali. Conseguimos ver alguns peixes e vários corais.

Um dia antes de irmos embora de Morro, resolvemos fazer uma aventura! Caminhar até a praia de Gamboa. Já tinhamos ido até lá de barco, e dessa vez queríamos conhecer outro caminho, então pensamos que iríamos encontrar uma tilha até lá, mas não foi bem isso que nos esperava.
Começamos a caminhar e a trilha cada vez mais nos direcionava para a beira mar, chegamos até um barzinho onde paramos para pedir informação sobre como chegar até Gamboa. E a conversa foi mais ou menos assim:
-Vocês sabem nadar?
-o Caminho e por aqui mesmo, mas cuidado que vocês podem se molhar, molhar a mochila  e camera fotográfica!
Bom! Pensamos que eles estavam exagerando um pouco, e continuamos nossa caminhada! Confesso que eu pensei em voltar, mas como eu vi a Lupe toda animada, seguimos em frente.
Um pouco mais a frente encontramos algumas pessoas voltando de Gamboa, e elas disseram:
-Vão a Gamboa? Melhor ir rápido que a maré está enchendo e depois só é possível voltar de barco.
Resolvemos caminhar um pouco mais rápido, pelo que já tinhamos andado, não pensamos que seria tão assim como as pessoas falavam.
Mas a frente parece que já não existia areia da praia, as ondas do mar já se quebravam nas paredes próximas de onde caminhávamos, e em alguns trechos a água já estava em nossas cinturas.
Foi quando eu percebi que a Guadalupe estava com um pouco de medo, qualquer trilha que aparecia em direção alguma casinha próxima do mar, ela já queria subir, pra sair daquelas aguas na cintura.
Ai eu pensei: "Caracas! Já pensou ficamos ilhados aqui!!!" Mas como já estávamos ali, eu já não queria mais voltar. Afinal, aventura é comigo mesmo, e já faltava pouco para chegarmos, então continuamos nossa caminhada até a praia de Gamboa.
Em Gamboa, sentamos em baixo de uma guarda-sol com mesa e cadeiras, tomamos uma água de coco e resolvemos dar uma cochilada na areia após nossa aventura. Depois almoçamos por ali e ficamos curtinho o sol e o mar com a aguá limpinha e gelada com areias fininha! (:
Nascer do Sol da nossa sacada
Durante todos esses dias que ficamos em Morro, nos hospedamos na POUSADA VISTA BELA! Execelente pousada! Muito bem localizada, entre a 1a praia e a vila. Delícioso café da manhã, funcionários bem receptivos e atenciosos e ótima infra-estrutura. Sem falar do nosso quarto que tinha uma sacada com vista privilegiada para o mar de onde dava para ver o nascer do sol.


Bom é isso! Ficamos por aqui pessoal.
Espero que tenham gostado e acompanhado nossos posts e fotos de toda nossa viagem.

Para quem ainda não conferiu as fotos, clique aqui!!! 


Abraços,

Daniel e Guadalupe

7 comentários:

  1. Olá,
    Muito legal seu relato sobre o Morro.Irei agora no carnaval pela primeira vez com meu namorado e gostei muito das dicas!

    Parabèns pelo blog!!
    Ah, se vc não se importa e coloquei o link do seu blog no meu.(http://decididamenteindecisaparasempre.blogspot.com/)

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Adorei os post sobre morro e as dicas, eu e meu marido iremos em abril, estamos anciosos pra conhecer morro!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Daniel, estou aqui de volta pra dizer que Morro é maravilhoso!! Eu amei muitooooo!!
    Fiz um post sobre Morro no meu blog! Quero voltar muitas vezes...
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Morro de São Paulo reúne algumas das mais belas paisagens da Bahia. Sabe aqueles lugares especiais que um belo dia a gente encontra? Praias semi-desertas, coqueirais a beira mar, águas cristalinas e areia branquinha. Esta combinação da natureza encanta os turistas e tornou Morro de São Paulo um dos destinos mais conhecidos e procurados por turistas do mundo todo. Aos que já visitaram e conhecem o lugar ficou a recordação deste pequeno pedaço do paraíso. Aos que ainda não tiveram a oportunidade de visitar Morro de São Paulo, fica a sugestão..

    Já pensou em um lugar que reuna prais de areais brancas e muitos coqueiros praticamente desertas, piscinas naturais, com águas quentes e cristalinas, um por-do-sol deslumbrante, ruas onde não passam carros, mas com uma vida noturna agitada, cheia de festas e luaus que só terminam de manhã? Esse lugar é Morro de São Paulo!

    Situada a 60 quilômetros de Salvador, na Ilha de Tinharé, a vila de Morro de são Paulo é o retrato da diversidade cultural do Brasil. Aqui todos os idiomas se misturam, sendo o português um dos menos frequentes. As estreitas vielas são todas de areia e os únicos "veículos" que circulam por aqui são os taxis para as bagegens, que não são nada mais do que carrinhos de mão utilizados na construção civil.

    Nesta terra de contrastes você encontra pousadas acolhedoras, resorts luxuosos, barracas de praia, música, rodas de capoeira, passeios de barco, mergulho livre, praias paradisíacas, típica culinária baiana, além da proximidade com a Mata Atlântica, que permite observar pássaros, micos, manguezais e uma flora exuberante.

    Há apenas três formas de se chegar em Morro de são Paulo: de catamarã ou lancha, saindo do Mercado Modelo, na capital baiana, de táxi-aéreo, a partir do Aeroporto Internacional de Salvador, ou ir de carro até o município de Valença e lá pegar uma lancha para Morro.

    É muito fácil lembrar os nomes das praias de Morro de Sao Paulo, começando a partir da Vila: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. A "quinta praia" é conhecida como Praia do Encanto. Mais linda, charmosa, deslumbrante, perfeita beleza natural, inesquesivel para quem visita, ao sul da mais bela praia do morro.
    e, do lado norte da ilha, a Gamboa do morro. Uma das mais famosas paisagens da Bahia, o Morro de São Paulo atrai pessoas de todos os lugares do mundo, seja por sua beleza encantadora ou pela infra-estrutura aconchegante e completa.

    Localizado na Ilha de Tinharé, na Baía de Camamu, arquipélago do rio Tinharé, o Morro é uma das principais referências da Bahia. Praias de águas claras e piscinas naturais fazem da região um verdadeiro espetáculo.

    Para quem gosta de mergulho, o local é excelente: os recifes de coral em Garapuá são uma opção. Já os praticantes de trekking podem vasculhar a área, passeando pelas ruínas de uma fortaleza, construída em meados de 1630, e subindo no farol para ter uma vista panorâmica de todas as praias e recantos da ilha.

    À noite o agito começa na vila, um lugar simples, com apenas duas ruas principais, onde estão as pousadas e as lojas. Após o pôr-do-sol todos se encontram na rua do Caminho da Praia, onde estão a maioria dos barzinhos e restaurantes, depois da meia noite todos vão para festas, que variam muito de lugar, mas que duram até o nascer do dia

    Também há praias paradisíacas e praticamente desertas na ilha vizinha de Boipeba. A terceira ilha do arquipélago, Cairú, não possui praias, mas abriga o convento de Santo Antônio, um dos mais antigos do país.
    veja mais http://morrodesaopaulohotelpde.com.br/morrodesaopaulo/portugues/home.php?area=morro

    ResponderExcluir
  5. Está chegando o verão, a estação do ano mais celebrada. Das quatro estações, o verão é a que mais combina com o Brasil. É a hora de curtir as férias, viajar com a família e os amigos, de conhecer novas praias e visitar outros destinos… Você passa o ano inteiro sonhando com este momento e seu sonho pode tornar-se realidade, vivendo tudo isto num lugar paradisíaco como Morro de São Paulo. Este pequeno povoado, situado no Arquipélago de Tinharé, reserva muitas surpresas com belos visuais e praias maravilhosas.
    Há todos os tipos de praias: sossegadas e badaladas, mas todas com paisagens perfeitas para nadar, surfar, paquerar, descansar e curtir suas férias.
    Morro de São Paulo é um destes lugares que o visitante ao conhecer tem a sensação de estar envolvido por uma magia contagiante. Os aromas, sabores e cheiros da Bahia estão em cada canto deste pitoresco povoado que mantém ainda após mais de 400 anos de descobrimento algumas características arquitetônicas e costumes antigos de seus habitantes. Morro de São Paulo tem dessas coisas: Une passado e futuro através de sua herança histórica retratada pelos antigos sobrados, pela Fortaleza de Tapirandu, a Fonte Grande e a Igreja Nossa Senhora da Luz.
    Os vários hotéis e pousadas dispõem de toda infra-estrutura voltada para o seu divertimento e lazer. Você viverá dias inesquecíveis junto à natureza, desfrutando de todo conforto e tranquilidade que merece.

    Quem deixa a ilha, já sonha com um breve retorno, pois é impossível não sentir vontade de voltar a este lugar! Você já pôde notar que tem motivos de sobra para viajar a Morro de São Paulo, então programe suas próximas férias, venha curtir o verão e tenha dias inesquecíveis, com momentos de alegria e beleza inigualável.

    A Equipe de MorroReveillon
    http://www.morrodesaopauloonline.com.br




    RÉVEILLON MORRO DE encantos
    Depois de muita praia, esportes de aventura e passeios pelas águas cristalinas da Ilha de Tinharé, quem escolheu o Morro de São Paulo para passar a virada do ano pôde curtir mais um dia de festa. A... Para saber mais visite o Blog Morro de Sao Paulo by Jam ...
    Clique aqui para continuar lendo.

    ResponderExcluir
  6. MORRO DE SÃO PAULO

    A Bahia é muito linda,
    Não cansa de surpreender.
    Cada canto tem seu encanto
    Com algo interessante pra ver.

    O Recôncavo guarda tesouros
    Do período colonial.
    Tem manifestações culturais
    E valioso tesouro natural.

    O paraíso fica na Bahia
    E, por ele, eu me enjaulo.
    O mar confunde com o céu
    No belo Morro de São Paulo.

    Autor: Sebastião Santos Silva da Bahia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.